GER(A)ÇÕES – CLDS 5G OURIQUE

Breve apresentação do Projeto

A NOSSA TERRA, em trabalho de parceria com Conselho Local de Ação Social de Ourique, coordenado pelo Município de Ourique, propõe-se a implementar em toda a área do concelho de Ourique o programa CLDS 5G, que tem como como finalidades primordiais a promoção da inclusão social, o combate à pobreza e a promoção da coesão territorial.

O projeto tem inicio no dia 01/02/2025 e terá a duração de 48 meses, com um investimento estimado na ordem dos 480.000€, cofinanciados pelo Programa PESSOAS/FSE+ e Estado Português através do Instituto de Segurança Social.

 

Eixos de Intervenção:

– Combate à pobreza e à exclusão social das crianças e dos jovens, promotor de uma efetiva garantia para a infância.

– Promoção da autonomia, envelhecimento ativo e longevidade

 

Destinatários:

Crianças e jovens dos 0 aos 24 anos e séniores com 65 e mais anos residentes no concelho de Ourique.

 

Objetivos:

Objetivos Gerais:

– No final do projeto os participantes revelam menor risco de pobreza e exclusão social, beneficiando de uma atuação social integrada e focada nas suas necessidades.

– No final do projeto os participantes revelam maior autonomia e bem-estar, beneficiando de um conjunto de serviços e atividades integradas e de proximidade, gerando impactos significativos na melhoria da sua qualidade de vida e inclusão social.

 

Objetivos Específicos:

– Disponibilizar serviços integrados e multidisciplinares de acompanhamento individual e próximo contribuindo para a melhoria da qualidade de vida;

– Reforçar e diversificar a intervenção social com crianças e jovens;

– Aumentar as competências pessoais, familiares e sociais dos beneficiários;

– Fomentar a participação e o envolvimento social das crianças, dos jovens e suas famílias na comunidade;

– Capacitar os jovens para o empreendedorismo, reconhecendo as potencialidades do território.

– Contribuir para o desenvolvimento pessoal dos beneficiários;

– Promover a participação e a inclusão social;

– Combater a solidão e o isolamento social;

– Consciencializar para o envelhecimento ativo e saudável, inclusivo e participativo na construção de uma sociedade mais justa e humanista.

 

Atividades a desenvolver dirigidas a crianças e jovens:

  1. Gestor de Infância: Acompanhamento individualizado através de um Gestor da Infância, que intervém no âmbito do núcleo local da Garantia para a Infância.
  2. Crescer Juntos: Ações de acompanhamento de proximidade de apoio à infância e juventude no âmbito do desenvolvimento de uma intervenção local, integrada e participada.
  3. Eu sou, nós somos família: Ações que promovem e propiciam a igualdade de acesso das crianças e jovens em situação de vulnerabilidade a serviços essenciais de qualidade respeitantes a cuidados de primeira infância.
  4. Todos a brincar: Ações de mobilização das crianças, dos jovens e suas famílias, em especial das mais vulneráveis, para promoção de estilos de vida saudáveis e a sua integração na comunidade.
  5. Estou (IN): Ações dirigidas à promoção da inclusão e ao combate à discriminação das crianças e jovens.
  6. Academia juvenil: Desenvolvimento de iniciativas que favoreçam o acesso das crianças e jovens à informação e conhecimento sobre os seus direitos e promovam o associativismo, a participação e a intervenção cívica

Atividades a desenvolver dirigidas a séniores:

  1. Gestor 60+: Acompanhamento individualizado através do Gestor 60+, técnico e ponto focal no diagnóstico e intervenção junto dos cidadãos idosos.
  2. Mais Proximidade: Promoção da autonomia de pessoas idosas, pessoas em situação de dependência e pessoas com deficiência, designadamente que combatam o isolamento e a solidão e assegurem a participação de todos na sociedade, como no acesso a serviços públicos, a respostas sociais, entre outros serviços e cuidados, com o envolvimento de diversas entidades e setores.
  3. ATIVA.IDADE: Promoção de ações que permitam a participação ativa na sociedade e promoção das relações sociais, através do desenvolvimento de atividades educativas, culturais, de lazer, desportivas, entre outras.
  4. Entrelaçar gerações: Potenciação do desenvolvimento de competências, educação para a cidadania e para a consciencialização para o envelhecimento ativo e saudável, incluindo o desenvolvimento de atividades intergeracionais nas escolas.
  5. Mais perto de si: Desenvolvimento de atividades itinerantes, de aproximação aos territórios e locais mais isolados, as quais se podem revestir de caráter informativo, cultural, de animação, entre outros.
  6. Encontros Séniores: Atividades de âmbito local que promovam o Envelhecimento Ativo e Saudável.

Equipa Técnica:

Coordenadora: Ana Lúcia Pereira

Assistente Social: Ana Guerreiro

Animadora Sociocultural: Ana Moreira

 

Para contacto ligue: 286 516 525 ou 960 361 969

Envie email para: geral@nossa-terra.pt

 

DOCUMENTOS:

FOLHETO INFORMATIVO